Veja neste Blog

Visite este blog – faça uma leitura e conheça tudo sobre a raiva – Doença de Chagas – Leptospirose – volte sempre não deixe de fazer seu comentário – visite Santos Poesias com textos e poesias - Saúde & Prevenção - O que precisamos saber sobre a raiva, Blog Saúde & Prevenção - Proteja-se contra a Dengue, faça prevenção, Doença de Chagas tudo que você precisa saber Blog Saúde & Prevenção - volte sempre obrigado pela visita, faça seu comentário - Blog Saúde & Previsão - Proteja-se contra a Leptospirose, Blog Saúde & Prevenção - Faça sexo com segurança use camisinha, receba grátis em todos os postos de Saúde da rede pública - Visite o Blog - Santos Poesias e viaje nas emoções dos mais diversificados poemas – faça seu comentário, ele será muito bem vindo - Visite este blog – faça uma leitura e conheça tudo sobre a raiva – Doença de Chagas – Leptospirose – volte sempre não deixe de fazer seu comentário – visite Santas Poesias com textos e poesias - Saúde & Prevenção - O que precisamos saber sobre a raiva, Blog Saúde & Prevenção - Proteja-se contra a Dengue, faça prevenção, Doença de Chagas tudo que você precisa saber, Blog Saúde & Prevenção - volte sempre obrigado pela visita, faça seu comentário - Blog Saúde & Previsão - Proteja-se contra a Leptospirose, Blog Saúde & Prevenção - Faça sexo com segurança use camisinha, receba grátis em todos os postos de Saúde da rede pública - Visite o Blog - Santos Poesias e viaje nas emoções dos mais diversificados poemas -Auto estima - O que é Obesidade - O segredo da calma instantânea. instantânea

sábado, 5 de março de 2011

Histórico da Dengue


Dengue
Histórico
A palavra dengue tem origem espanhola e quer dizer "melindre", "manha". O nome faz referência ao estado de moleza e prostração em que fica a pessoa contaminada pelo arbovírus (abreviatura do inglês de arthropod-bornvirus, vírus oriundo dos artrópodos). A transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti, uma espécie hematófaga originária da África que chegou ao continente americano na época da colonização.

A dengue foi vista pela primeira vez no mundo no final do século XVIII, no Sudoeste Asiático, em Java, e nos Estados Unidos, na Filadélfia. Mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) só a reconheceu como doença neste século.

O primeiro caso de febre hemorrágica da dengue que se tem notícia apareceu na década de 50, nas Filipinas e Tailândia. Após a década de 60, a presença do vírus intensificou-se nas Américas. Pesquisadores identificaram vários sorotipos da doença, que foram numerados de 1 a 4, dependendo do grau de letalidade do vírus.

O sorotipo 1, o mais leve, apareceu pela primeira vez em 1977, inicialmente na Jamaica, mas foi a partir de 1980 que foram notificadas epidemias em vários países. O sorotipo 2, encontrado em Cuba, foi o responsável pelo primeiro surto de febre hemorrágica ocorrido fora do Sudoeste Asiático e Pacífico Ocidental. O segundo surto ocorreu na Venezuela, em 1989.
No Brasil, há referências de epidemias desde 1916, em São Paulo, e em 1923, em Niterói, no Rio de Janeiro, sem comprovação laboratorial. A primeira epidemia, documentada clínica e laboratorialmente, ocorreu entre os anos de 1981 e 1982, em Boa Vista, Roraima, causada pelos sorotipos 1 e 4, considerado o mais perigoso. A partir de 1986, ocorreram epidemias, atingindo o Rio de Janeiro e algumas capitais da região Nordeste.
Desde então, a dengue vem ocorrendo no Brasil de forma continuada, intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente ilesas. Na epidemia de 1986, identificou-se a ocorrência da circulação do sorotipo 1, inicialmente no estado do Rio de Janeiro, disseminando-se, a seguir, para outros seis estados até 1990. Nesse mesmo ano, foi identificada a circulação do sorotipo 2, também no estado do Rio de Janeiro.

disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900


Nenhum comentário:

Postar um comentário